O Curso de pós-graduação lato sensu em Docência na Educação Infantil, vinculado ao Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE) do Departamento de Educação, Campus XII, Guanambi –BA e ao Observatório da Infância e Educação Infantil da UNEB, está inserido na política de desenvolvimento da Pesquisa em Educação, da Pedagogia e política de Educação Infantil e da Docência na Educação Infantil. Desse modo, o Curso representa possibilidade de fortalecimento das linhas de pesquisa em Infâncias, crianças e práticas educativas, Linguagens e práticas pedagógicas do NEPE, especificamente na área de pedagogias das infância.

Objetivo Geral

O objetivo geral do curso é promover formação pela pesquisa em docência na Educação Infantil por meio da criação de articulação entre a Pedagogia como ciência da Educação e a construção de conhecimentos sobre a docência nas escolas de Educação Infantil, tendo como desdobramento o desenvolvimento profissional docente e a reflexão acerca do projeto de Educação Infantil que a região tem construído para bebês e crianças pequenas nos últimos anos.

Objetivos Específicos

 Considerando o perfil profissional esperado, o curso poderá apoiar professores e professoras da Educação Infantil no sentido de:

  • Articular a pesquisa científica e acadêmica à prática de cuidado e educação com a primeira infância, na busca de superação dos problemas vivenciados nas redes públicas de ensino;
  • Desenvolver pesquisas, abordagens e material didático capazes de melhorar a qualidade da educação infantil;
  • Aprofundar concepções de criança, infância, culturas, linguagens e direitos humanos;
  • Fortalecer a noção de Educação Infantil como direito dos bebês, das crianças e das mulheres;
  • Construir pedagogias da infância fundamentadas em princípios éticos, políticos e estéticos;
  • Formular projetos políticos e proposições curriculares alinhadas aos conhecimentos da área e às defesas históricas de movimentos de articulação e mobilização da Educação Infantil no país;
  • Desenvolver pesquisas do cotidiano das instituições educativas e construir conhecimentos que possibilitem transformações no contexto social;
  • Criar espaços de valorização, produção, observação, interpretação e ampliação das culturas da infância tendo como fundamentos a diferença e a diversidade das infâncias sertanejas do campo e da cidade, das pequenas vilas e distritos, indígena, quilombola, ribeirinha, cigana.