NEPE – Núcleo de estudo, pesquisa e extensão Educacional Paulo Freire
Líder: Rozilda Vieira Oliveira
O Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão Paulo Freire, reúne professores, estudantes e técnicos administrativo constituindo-se como um espaço de diálogo, ação e interrelação entre os diversos atores educacionais com vistas a conhecer, refletir e elaborar através da pesquisa, propostas que contribuam para o desenvolvimento da prática educativa. O NEPE pretende ser uma ferramenta de produção e sistematização de saberes formais e não-formais, fortalecendo dessa maneira um dos papéis da Universidade, que é o de reconhecimento e enriquecimento dos saberes produzidos socialmente. Os saberes locais, tema de interesse do grupo, são vistos enquanto patrimônio cultural que deve ser reconhecido e articulados aos saberes universais objetivando a construção de outros saberes capazes de produzir avanços no campo da formação e da prática educativa em nosso contexto.

ObEI – Observatório da Infância e Educação Infantil
Líder: Elenice de Brito Teixeira Silva
O Observatório da Infância e Educação Infantil (ObEI) é um programa de pesquisa e extensão que integra pesquisadoras da área de Infância dos Campis da UNEB de Guanambi, Caetité, Brumado e Bom Jesus da Lapa. O objetivo principal é acompanhar as políticas de atendimento educacional aos bebês e crianças nos territórios de abrangência desses Departamentos da UNEB – Território do Alto Sertão e Território Velho Chico e induzir políticas públicas nesta área. O ObEI foi criado em 2020 e está vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Educacionais Paulo Freire – NEPE – do Campus de Guanambi. A partir de ações de ensino, pesquisa e extensão, o ObEI  propõe: realizar estudos e pesquisas que organizem e disponibilizem indicadores sobre a situação da infância nos dois territórios; promover debates e formação de educadores sociais e profissionais da Educação Infantil; acompanhar as políticas territoriais de currículo e avaliação da Educação Infantil; construir frente ampla de defesa dos direitos dos bebês e crianças à Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade; agregar pesquisadores de diferentes áreas no esforço de compreender a condição dos bebês, das crianças e suas infâncias em nossos territórios; realizar fóruns de discussão das políticas de infância e Educação Infantil; realizar estudos sobre infância e Educação Infantil com estudantes dos cursos de Pedagogia e docentes da área; criar redes colaborativas de formação de profissionais.